26.1 C
São Paulo
29/11/2024 (sexta-feira)
Home Blog Maratona de Curitiba - Véspera

Maratona de Curitiba – Véspera

Dezoito de Novembro de 2017. Muita expectativa para o grande dia!

Logo de manhãzinha chego no aeroporto Afonso Pena rumo a Curitiba pela segunda vez. Gostei muito da cidade, fiquei com ótimas lembranças! Desde a primeira vez imaginei que ali seria um ótimo lugar para se correr e quando surgiu a oportunidade não tive dúvidas de debutar na Maratona em Curitiba.

Do aeroporto em São José dos Pinhais fui direto para a Expo, no hotel Sheraton.

Chegando lá, percebi que estava muito cedo e a expo ainda estava fechada. Não achei ruim, já que vim somente com minha mochila e estava faminto. Olhei em volta e de cara estava a padaria La Patisserie, que ótimo!

Entrei e para minha surpresa estava lotada de corredores kkkk. Facilmente reconhecemos nossos semelhantes. Muitos de São Paulo, como era de se esperar, já que no fim do ano temos poucas opções de Maratonas no Brasil. Mas acredito que poucos viajavam para estrear na distância de 42km aqui no Paraná. Conversei na padoca com o pessoal da assessoria EC Tavares, que também treina na USP, e todos já eram corredores experientes. Nenhum estreante.

Depois de tomar um café “reforçado” (#dasantigas), fui para a Expo, que já tinha uma fila pouco antes da abertura. Na fila tive oportunidade de conversar com um senhor, o Jurandir, com mais de 50 maratonas no curriculum, uma lenda!

Mais uns 20 minutos, e já estava com o kit na mão. Primeira vez com um número de peito escrito 42k!!!! A expo estava bonita, apesar de pequena e muito cheia. Era difícil circular entre os stands. A organizadora poderia ter escolhido um lugar menos chique e maior. Não fiquei muito tempo ali e parti logo para o hotel.

Optei por um lugar próximo à largada/chegada, bem no Centro Cívico. Assim seria mais difícil de desistir no final da prova, seria só pensar que o hotel com a ducha quente e cama estariam logo ali #semgraca.

Logo no checkin, já deu pra notar que a maioria dos hóspedes eram corredores. Dali já dava pra ver os preparativos para a corrida, deu um frio na barriga! Larguei as coisas no quarto e fui turistar!

Acabei indo almoçar em um lugar chamado Mercadoteca, tipo um empório com food park muito top! Estava cedo pra variar (hábito de chegar muito antes) e poucos lugares estavam servindo almoço. Fiquei zanzando pelas lojas até liberarem o rango.

Comecei o “Carbo load” desde o almoço kkk mesmo tendo a noite um jantar de massas com o pessoal dos canais do Youtube. Massa verde com molho de costela!!! Confesso que não achei nada de mais… Tomei um café e fui para a minha próxima parada, uma corridinha no Passeio Público.

Ele é tipo um zoológico aberto, tem vários animais para observar, principalmente pássaros. É bem legal e gratuito, além de ter um amplo espaço para correr. Aproveitei para correr e sentir novamente a sensação de correr, já que estava a 7 dias sem fazer nada.

O plano era correr 30 minutos bem leve. Mas no km 3 resolvi parar, pois comecei a cansar. Melhor poupar as energias para o dia seguinte.

Caminhei para o shopping ali na avenida que seria a chegada para comprar água. Andando nela percebi que era uma longa reta com uma leve inclinação. Já vi que o fim da prova não seria nada fácil, imagina correr tudo aquilo quase sem pernas, ainda mais subindo! Era tão longa que da esquina em que ela começava não dava pra ver o local onde estaria o pórtico de chegada. #tenso

A noite, a última parada antes do grande dia: o jantar de massas! Optei por fazer a reserva no jantar com o pessoal dos canais de corrida. Estavam todos lá: Tenis Certo, Mania de Corrida e Corrida no Ar. Foi muito legal pegar algumas dicas e me divertir com eles.

Conheci também um corredor da assessoria Cia de Cavalos, um maluco que corria muito! O jantar estava ótimo, deu pra carregar a bateria de carbo até o talo! Uma pena que acabou cedo, já que todos ali iam correr. Teve uns sorteios, mas não ganhei nada pra variar… #odó

Voltei para o hotel e logo em seguida chegou a Ju, que só pôde chegar à noite por questões de trabalho. Agora o time estava completo kkk

O que fazer na noite que precede uma maratona, ainda mais a primeira? Acho que o mais importante é conter a ansiedade… Uma estratégia é beber uma taça de vinho kkk #sqn.

Eu tentei relembrar que todos os treinos e preparativos foram feitos, as lesões foram tratadas e todos os equipamentos estão em ordem. Isso me tranquiliza e me dá mais confiança, que nessa hora é o mais importante.

Últimos preparativos!

Coloquei na mesa tudo que iria usar antes e durante a prova: roupa, tenis, número, chip, gps, vaselina, geis e suplementos. Deixei também o Garmin ajustado com o pace que planejava.

Pus dois despertadores para 1h30m antes da largada. Geralmente coloco 2h, mas o hotel é muito perto do pórtico, então não havia necessidade.

Bom também é olhar, se houver, o mapa da arena da prova e onde será a largada. No caso não tinha nenhum mapa explicativo, então só na hora.

Tudo estava pronto! Agora era só relaxar e e aguardar o grande momento. Será que conseguirei dormir? Vão saber a resposta no próximo post e também como foi a minha primeira Maratona!

Daniel Seto
Corredor amador, amante de esportes e de tecnologia

LEAVE A REPLY

Por favor entre com o seu comentário
Por favor entre com o seu nome aqui