A World Athletics (ex-IAAF), publicou ontem em seu site, uma nota informando que a partir de 30 de abril deste ano, qualquer tênis deve estar disponível para compra, quatro meses antes de usar em competições.
O modelo de tênis que não respeite essa regra, será considerado como protótipo e seu uso não será permitido em competições oficiais.
Além disso, o tênis que não preencha os seguintes requisitos estão imediatamente suspensos:
- A sola não deve ter mais de 40 mm de espessura.
- O tênis não deve conter mais de uma placa ou lâmina rígida incorporada (de qualquer material) que percorra todo o comprimento ou apenas parte do comprimento do tênis. A placa pode estar em mais de uma parte, mas essas partes devem estar localizadas sequencialmente em um plano (não empilhadas ou em paralelo) e não devem se sobrepor.
- Para calçados de competição com cravo é permitida uma placa adicional (conforme mencionado acima) ou outro mecanismo, mas apenas com o objetivo de fixar os cravos à sola, e a sola não deve ter mais de 30 mm de espessura.
Resumindo a história, o tênis Nike Zoom Vaporfly 4%, utilizado pelo queniano Eliud Kipchoge no Breaking2 (2017), está liberado para uso. O tênis foi alvo de investigação por “doping tecnológico”.
O Nike Alphafly, utilizado pelo Kipchoge no Ineos 1:59 Challenge, não poderá ser utilizado em competições oficiais.
Leia mais: https://www.worldathletics.org/news/press-releases/modified-rules-shoes
atualizado em 01/02/2020 às 16:00